Escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul já podem inscrever estudantes na ONEE (Olimpíada Nacional de Eficiência Energética) 2026. A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) promove a competição, que passou a incluir alunos do ensino médio e manterá premiações como notebooks e uma viagem para Brasília aos melhores colocados.
Escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul podem inscrever estudantes na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2026, promovida pela ANEEL. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até 15 de setembro. Nesta edição, alunos do ensino médio também poderão participar. Os melhores colocados ganharão notebooks e viagem a Brasília. Em 2024, uma estudante sul-mato-grossense venceu a competição nacional.
As inscrições são gratuitas e seguem abertas até 15 de setembro no site oficial da olimpíada. O cadastro deve ser feito pelas instituições de ensino, enquanto os professores ficam responsáveis pela inscrição dos estudantes e pelo acompanhamento das atividades.
Nesta edição, além dos alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental, poderão participar estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio. A ampliação busca aumentar o alcance das ações de conscientização sobre o uso eficiente da energia elétrica.
A ANEEL promove a olimpíada por meio do PEE (Programa de Eficiência Energética) e o Instituto Abradee a coordena. Em Mato Grosso do Sul, a iniciativa conta com o apoio da Energisa MS.
A proposta é estimular o uso racional, seguro e sustentável da energia elétrica por meio de desafios e atividades educativas. Os participantes aprendem sobre consumo consciente, eficiência energética e preservação dos recursos naturais.
Segundo a coordenadora de Eficiência Energética do Grupo Energisa, Fabiane Barbosa, a competição tem ampliado o alcance das ações de conscientização em todo o país.
“A Energisa tem investido em projetos de eficiência energética direcionados a todos os públicos, visando estimular o uso consciente da energia elétrica e de outros recursos naturais nas comunidades onde estamos presentes. E, graças ao sucesso da ONEE, a cada edição estamos ampliando essa conscientização ao contar com estudantes e professores de todo o país na disseminação de conhecimento e de práticas sustentáveis”, afirmou.
O diretor-presidente da Energisa MS, Paulo Roberto dos Santos, destacou que Mato Grosso do Sul já teve uma campeã nacional na competição. Em 2024, a estudante Malu Araújo Azevedo venceu a olimpíada após superar mais de 260 mil participantes de todo o Brasil.
“Ter uma campeã nacional sul-mato-grossense mostra que nossos estudantes têm potencial e que a olimpíada é uma oportunidade real de aprendizado, reconhecimento e transformação. Esperamos que mais escolas e alunos do estado participem desta edição”, disse.
A competição reunirá estudantes atendidos por 48 distribuidoras de energia elétrica do país. Na primeira fase, os participantes enfrentarão desafios gamificados relacionados à eficiência energética, segurança e sustentabilidade. Na etapa seguinte, realizarão uma prova objetiva pela plataforma oficial da olimpíada.
Além da disputa entre estudantes, a ONEE oferece formação continuada para professores, com conteúdos voltados à eficiência energética e ao consumo consciente no ambiente escolar.
Os desafios da primeira fase ocorrerão entre 4 e 18 de setembro. As provas serão aplicadas de 21 a 25 de setembro. O resultado está previsto para a primeira quinzena de outubro. Já a Semana Olímpica acontecerá entre os dias 9 e 13 de novembro, enquanto a cerimônia nacional de premiação será realizada em 12 de novembro.
Os melhores colocados receberão medalhas de ouro, prata e bronze. O estudante com melhor desempenho em cada estado ganhará um notebook e uma viagem com despesas pagas para Brasília, onde participará da etapa final da competição.
















