
O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, parabenizou nesta segunda-feira (22) o candidato presidencial de direita da Colômbia, Abelardo De la Espriella, por sua vitória nas eleições, de acordo com os resultados preliminares.
Em uma mensagem publicada no X, Hegseth convidou o sucessor de Gustavo Petro a fortalecer a cooperação militar entre os dois países para combater o narcotráfico e as organizações criminosas na região.
“Convidamos o seu futuro governo a trabalhar com o Departamento de Defesa e a Coalizão das Américas contra os Cartéis para revitalizar a aliança militar entre nossos dois países, a fim de acabar com a produção de narcóticos mortais e erradicar os narcoterroristas que assolam nosso hemisfério”.
O chefe do Pentágono também descreveu a vitória eleitoral de De La Espriella, conhecido como El Tigre, como “histórica”, em um novo gesto de apoio da administração do presidente dos EUA, Donald Trump.
Ele venceu o segundo turno com 49,66% dos votos, contra 48,7% do candidato de esquerda Iván Cepeda, aguardando a confirmação oficial dos resultados.
O convite de Hegseth surge depois de Trump ter anunciado que falou por telefone com o colombiano após as eleições, ocasião na qual elogiou sua vitória.
“Quando alguém como eu é bem recebido por alguém, eu gosto dessa pessoa. É muito simples, é uma fórmula simples”, disse o governante americano, explicando o seu apoio durante uma conferência de imprensa no Salão Oval.
Também na segunda-feira, Trump publicou uma mensagem na Truth Social felicitando o candidato do movimento Defensores da Pátria pela sua vitória e dizendo que espera “construir uma relação sólida” com a Colômbia.
A vitória do candidato de direita marca uma mudança nas tensas relações entre a administração Trump e o governo cessante do presidente colombiano Gustavo Petro, que foi adicionado à lista de sanções do Gabinete de Controlo de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos EUA por alegados vínculos com o narcotráfico, acusações que o esquerdista nega.
















