O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) participou neste domingo (21) da terceira edição do Festival do Yoga, realizado no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. Mesmo com sensação térmica de 10 graus e ventos fortes, dezenas de pessoas compareceram ao evento gratuito, muitas delas tendo o primeiro contato com a prática milenar.
Médico e entusiasta da filosofia indiana, o parlamentar é um dos apoiadores da expansão do yoga em Mato Grosso do Sul. Acompanhado pela esposa, Keilla Soares Trad, praticante da modalidade, ele ressaltou a importância do equilíbrio proporcionado pela atividade.
“É essencial para a gente viver bem. O yoga nos ensina a buscar o equilíbrio, sem extremos. É uma filosofia que procuro aplicar na minha vida, na medicina e também no meu mandato. Enquanto eu estiver no Senado, vou trabalhar para levar essa prática ao maior número possível de pessoas”, afirmou.
Parceria com a Embaixada da Índia
A presença do senador no evento simboliza a parceria construída nos últimos anos entre Mato Grosso do Sul e a Embaixada da Índia. Como presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal e de grupos de amizades como o Brasil-Índia, Nelsinho Trad viabilizou avanços importantes para o Estado.
Entre as conquistas estão o intercâmbio técnico entre profissionais sul-mato-grossenses e a Índia na área de yogaterapia, além da inclusão de práticas de yoga em escolas estaduais e em programas voltados à saúde pública.
Benefícios observados na rotina médica
Urologista e médico do trabalho, o parlamentar destacou os benefícios que observa na rotina dos profissionais de saúde.
“Atendo pessoas todos os dias e vejo como as práticas integrativas podem transformar vidas. Muitas vezes, quando os tratamentos convencionais encontram limitações, o yoga surge como um importante complemento, contribuindo para a melhora física, emocional e da qualidade de vida dos pacientes”, ressaltou.
Durante o festival, o senador agradeceu o apoio do Governo do Estado, da Fundesporte, da Secretaria Estadual de Saúde, da Secretaria Estadual de Educação e da Embaixada da Índia pela construção dessa política pública que hoje alcança estudantes, profissionais da saúde e a população em geral.
Realização e primeiro contato com a prática
O Festival do Yoga é realizado pela Fundesporte e pela Setesc, em parceria com a Embaixada da Índia, o projeto Yoga para Todos, o Movimento Sadhaka, a Secretaria Estadual de Saúde e o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul.
O evento reuniu dezenas de participantes, muitos deles tendo o primeiro contato com a prática, que possui mais de dois mil anos de história e é reconhecida mundialmente pelos benefícios à saúde, ao bem-estar e à qualidade de vida.
“É a primeira vez, que estamos participando”, disse a professora de pilates, Kátia Silva, acompanhada do marido Marcelo Aires e dos filhos Bernardo de 5 anos e Maria Isabel, de 3 anos.
















